Sobre
O RESCUR em Ação foi um projeto promovido pela Associação Aventura Social em articulação com a Faculdade de Motricidade Humana em parceria com Autarquias, Agrupamentos de Escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo e Centros de Formação de Professores dos Concelhos de Almada, Amadora, Sintra. Aprovado pelo Programa Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, insere-se no “Programa Integra” e decorreu entre Janeiro 2017 e Dezembro 2018.
O RESCUR em Ação forneceu a 64 docentes e agentes educativos a formação necessária para a implementação do Currículo Europeu para a Resiliência (RESCUR). O projeto incluiu 1692 crianças e adolescentes entre os 3 e os 17 anos de idade, incluindo alunos migrantes e/ou refugiados.
No âmbito deste programa foi realizada uma avaliação de impacto do programa RESCUR, ações de sensibilização/formação para pais, sessões de supervisão para professores, e a Mostra de Arte associada ao tema da Resiliência em combinação com a devolução dos resultados finais.
Atualmente, damos continuidade a este projeto através da formação e apoio a professores, técnicos superiores e outros profissionais de saúde e educação interessados em promover a resiliência nas escolas.
Integração de Crianças Migrantes e Refugiadas
Em Portugal, apesar de apenas 4% dos seus residentes serem estrangeiros1, as 5 nacionalidades estrangeiras mais numerosas à data dos Censos 2011 eram, por ordem de importância: brasileira, cabo-verdiana, ucraniana, angolana e romena.
De acordo com as últimas estatísticas, o número de migrantes forçados em todo o mundo ultrapassa os 60 milhões e não para de aumentar. O número de pessoas que buscam proteção no nosso país é de cerca de 870 por ano. Entre estes, as crianças são um grupo crescente na Europa que enfrentam riscos no seu desenvolvimento, associados a dificuldades na sua educação, resultado de sistemas educativos regidos pela cultura dominante. Estas dificuldades estão associadas a medidas educativas desajustadas, como a colocação em escolas com níveis baixos de desempenho, enviesamento cultural na avaliação, falta de articulação e de reconhecimento das diferenças culturais, falta de apoio familiar, implicando elevadas taxas de insucesso escolar.
Existem várias barreiras na escola: linguísticas que dificultam a comunicação; o racismo e discriminação que dificultam o desenvolvimento de relações positivas com os pares e o processo de inclusão; e a rotulação das crianças pelas histórias traumáticas ou por estereótipos negativos dirigindo a atenção para os défices ou problemas que impede o foco nas competências e recursos.
Desenvolvido por uma equipa internacional multidisciplinar o RESCUR, Currículo Europeu para a Resiliência apresenta-se como um potencial apoio para a comunidade migrante/refugiada que promove a capacitação de crianças vulneráveis a utilizar os seus recursos pessoais, ultrapassar os desafios decorrentes da sua situação de forma positiva.
São nossos objetivos específicos:
-
Desenvolver a aprendizagem socioemocional e competências de resiliência;
-
Promover comportamentos positivos e relações saudáveis;
-
Promover a saúde mental e o bem-estar; e
-
Melhorar o envolvimento académico, a motivação e a aprendizagem.
O RESCUR em Ação
consistiu na implementação do RESCUR com supervisão e avaliação de impacto!
Notícias:
MESTRADO EM RESILIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
Já abriram as inscrições para a primeira edição do mestrado em resiliência na educação. Uma parceria entre a Faculdade de Motricidade Humana e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Para mais informação consulte http://www.fmh.utl.pt/pt/mestrados/resiliencia-na-educacao
15 de Maio, 2021
DISSEMINAÇÃO
Está confirmada a presença da Profª Celeste Simões no XVI Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. Na sua comunicação irá falar sobre os vários projetos da equipa, incluindo o projeto RESCUR em Ação.
Para mais informação consulte
https://congreso-xvigp.asocip.com/index.php/pt/
2 de Abril de 2021
FORMAÇÃO RESCUR
Estamos a preparar a próxima edição de formação que habilita para a implementação do Currículo Europeu para a Resiliência. Caso tenha interesse, envie-nos um email manifestando o seu interesse.
Mais informações brevemente!!!
12 de Julho, 2018